sábado, 26 de setembro de 2009

O autodiálogo - "A mesa redonda do Eu"




Resolvi escrever este post em homenagem a minha nova amiga Marie do Carpe Diem que estimo muito e também a minha amiga Irene Moreira que ontem deixou um lindo comentário no meu post sobre o Augusto Cury (também estou lendo o livro O Vendedor de Sonhos), mas agora quero falar do livro NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS do mesmo autor. 



Todos nós sabemos que para curar o mal do século conhecidos como depressão, toc (trantorno obcessivo compulsivo) síndrome do pânico, bolimia, dentre outros, precisamos em primeiro lugar amar muito nós mesmos, nos bastar. Sei que é simples falar e difícil colocar em prática, mais existem alguns macetes que nos ajudam a melhorar nossos sentimentos. Aprendi uma coisa primordial para minha vida conturbada neste livro NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOSo autodiálogo - A mesa redonda do Eu.


O autodiálogo é um diálogo aberto, inteligente e criativo consigo mesmo. É um exercício que constrói um romance com a vida. 
A pior solidão não é aquela em que o mundo nos abandona, mas quando nós mesmos nos abandonamos.

Para fazer a Mesa redonda com seus medos, suas angustias, seus conflitos você precisa perguntar: Porquê? Como? Onde? Qual o fundamento?


1- Escreva as características que você precisa desenvolver

2- Converse, debata, discuta aberta e silenciosamente consigo mesmo. Seja seu grande amigo. Analise se você tem tido tempo para todo mundo, mas não para si mesmo. Como tem agido com as pessoas, como tem
se tratado, como gostaria de organizar seu tempo. Imagine que você esta dando um conselho e analisando o problema do seu melhor amigo (de fora).


3- Faça a mesa redonda do "eu" por pelo menos 10 minutos duas vezes por semana (ou quando preferir, mas faça com certa freqüência, que logo fica automático). Um bom momento para fazer esta técnica é no banho: Enquanto vc lava o corpo, faz uma faxina no teatro de sua mente.


4- Vire a mesa dentro de si. Não seja passivo. Discorde de suas emoções. Não aceite nenhuma frustração sem filtrá-la, questioná-la. Não aceite nenhum pensamento conflitante sem debatê-lo. Neste campo vc deve conquistar sua liberdade. Lute.
Neste estudo o importante é tentar praticar os ensinamentos. Se precisar de ajuda, converse com alguém sobre o assunto.



As vezes estamos lá parados (tipo síndrome do domingo a noite) e vem um sentimento ruim, parece que algo esta fora do lugar e você não sabe o que é, fica angustiada, fica triste sem motivo algum. Esses sentimentos são impulsos do subconsciente avisando que algo precisa ser resolvido e não sabemos nem o que é (talvez uma rejeição no passado, uma frustração, um abandono que sempre será um fantasma na sua rotina) a melhor forma de resolver tudo não é necessariamente "escarafunchando" no problema, faça as seguintes perguntas: 
PORQUE ESTOU SENTINDO ISSO? 


NÃO ACONTECEU NADA DE ERRADO PARA QUE EU ESTEJA ANGUSTIADA? 


TENHO UMA FAMÍLIA LINDA, UM MARIDO MARAVILHOSO QUE ME AMA NÃO TENHO MOTIVOS PARA ESTAR TRISTE!
(Resgate as belezas da vida, as coisas simples)  

E assim você vai reescrever sua história, espantar estes sentimentos que atormentam tanto.
Nós estamos nesta vida para ser feliz, e ser feliz é apenas uma escolha nossa... escolha por ser leve, escolha por ser feliz, escolha por dar valor as coisas simples da vida.


Uma boa forma de resgatar a alegria interior é tirar algum tempo sozinho e fazer coisas que te agradam como uma atividade manual, uma leitura de romance, um filme, um desenho, escrever em uma folha de papel o que sente ou até uma arrumação no guarda roupas. Qualquer coisa que te traga bem estar sem obrigação e te faça sentir que estar com você mesmo é uma boa companhia (isso é se bastar).   


Se a gente só olhar as coisas ruins da vida o tempo todo, praticamos um suicídio coletivo porque desgraças e sacanagens acontecem de segundo em segundo neste mundão, mas Deus tem sempre uma obra maravilhosa e preciosa para cada um de nós. Por isso o mais legal é rir de si mesmo e tirar lições de aprendizados dos fracassos, esses serão grandes alicerces de amadurecimento para enfrentarmos a vida!


Um precioso final de semana a todos!


P.S. A dica deste post é baseada no livro fantástico NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS do Augusto Cury, que me ensinou muito. Leiam!

5 DEIXE SEU COMENTÁRIO CLICANDO AQUI!!!:

Paulo Braccini disse...

Vane muito obrigado pelo seu carinho e atenção ... vc é super especial ...

que post maravilhoso ... tudo a ver querida ... rico, inteligente, sensível mas super pragmático ...

parabéns ... me identifico muito com este tipo de contextualização da vida ...

bjux

;-)

Irene Moreira disse...

Vane obrigado mais uma vez por citar a minha pessoa em sua postagem. Augusto Cury nos leva a mais profunda das reflexões e este livro que citas ( que já está na minha relação) tem tudo a ver comigo e, se fores nas primeiras postagens de M@amyrene e quando retornei verás que tenho como lema " Nunca desistir de meus sonhos" . Com todo amor e carinho um bom final de semana, um abraço bem forte e um Beijoão. Fui

Vane Aguiar disse...

Vou lá ver com certeza...
Otimo fim de semana para vc amiguxa querida!!!

Beijos beijos beijos

Vane Aguiar disse...

Oiii Paulo, realmente é bem pragmático!!! Mas o exercício vale a pena (experiência própria)

beijos beijos

Marie Luna disse...

Vane, sem palavras mesmo... O seu posto de fato me caiu como uma luva, amei, aprendi muito e vou colocar em prática... Obrigada pelo carinho, pelo ombro amigo e pela força...
Vou te mandar um email, sim, vamos nos falando...
Beijos da Marie
www.baudamarie.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br